ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 19/05/2015 NO SITE MINHA VIDA.COM.BR
Fernanda Andrade - EDUCAÇÃO FÍSICA E PERSONAL TRAINER - CREF 51670/SP
Os exercícios de baixo impacto são realizados com menos impacto sob as articulações, ligamentos e estruturas ósseas do nosso corpo. Mas, isso não quer dizer que os resultados sejam menores. Obtemos excelentes resultados com exercícios com menos impacto, principalmente nos trabalhos de fortalecimento muscular.
Prescrevemos exercícios de baixo impacto para pessoas com algum desgaste articular, problemas na coluna, como protusões discais ou hérnias de disco, indivíduos que estejam voltando ou iniciando um programa de exercícios, obesos, em reabilitações pós traumas ou mesmo quando o indivíduo não possui restrições, mas quer realizar atividades sem tanto impacto. As atividades com alto impacto, como correr, jogar esportes de quadra ou campo, lutas, dentre outras não são as mais indicadas para esses grupos especiais.
Ao realizarmos atividades com menos impacto podemos melhorar nosso condicionamento físico, fortalecer nossos músculos e articulações e preparar nosso organismo para atividades com mais impacto, que em muitos casos são muito benéficas.
O uso de um bom tênis pode diminuir o impacto nas atividades. O ideal é procurar especialistas em lojas esportivas para orientar a comprar do tênis ideal, de acordo com a sua pisada: pronada, supinada ou neutra. Junto com um bom amortecimento, contribui bastante para que o impacto seja menor.
Abaixo estão relacionadas algumas atividades de menos impacto:
São muitas as atividades de menor impacto, mas mesmo com menos sobrecarga na maioria das articulações é importante consultar um profissional de Educação Física para que ele possa avaliar se determinada atividade tem menos impacto para você.
Os exercícios acima são sugestões, mas o seu professor saberá o que realmente é necessário para você, sendo um aluno iniciante, intermediário ou avançado.